quarta-feira, 13 de agosto de 2008

DE PATRÍCIA PILLAR À SUPER HOMEM...



As palavras têm o poder de se fazerem nossas mesmo sendo proferidas por outros. É a magia da linguagem, onde o que é dito pode ter vários sentidos. Então... por que não vários proprietários?
Não sei por qual motivo me caiu nas mãos uma entrevista da Patrícia Pillar. Sim, sim. A Flora, psicopata de “A Favorita”. A Luana sem-terra de “O Rei do Gado”, a esposa de Ciro Gomes. Ou simplesmente a Patrícia. Mulher, brasileira, atriz. Perguntada sobre seu casamento disse a frase da qual me aposso: “É na fragilidade que os encontros acontecem!!”.
Gostei de ler isso. Reforça em mim a idéia de que um bom relacionamento é feito de almas que se completam. Fragilidades que se encontram e se superam. Desmistifica o clichê da “pessoa ideal”, do “príncipe encantado”... da “cinderela”. Não existe a pessoa perfeita. A perfeição por si só se basta. Os gregos a vêem como algo que já está acabado, pronto, chegou onde devia chegar. De maneira que a pessoa perfeita não precisaria do outro. É a contradição da condição humana, que é a de ser social, carente de contato. Sociologia à parte, a força do homem está justamente em reconhecer a fragilidade que se tem. Em ser o que se é.
“Ser o que se é” faz com que estejamos em constante processo de sermos melhores. É a conseqüência natural do auto-conhecimento que, por sua vez, nos dá maior facilidade para conhecer os que nos cercam. Entrar no mistério do outro.
São as nossas fragilidades que nos fazem humanos. Nos diferenciam dos anjos, do príncipe encantado, dos heróis da Marvel. Quando vêm à tona nos lembram de que não existe super-homem. Que são mais reais que as kryptonitas. Parecem nos avisar que o verdadeiro herói é aquele que consegue voar com os pés no chão. Ciente das próprias limitações. E quem vai dizer que isso é ruim? Foi em terra firme que Clarck Kent conheceu Lois Lane.

3 comentários:

tarciso disse...

Palavras são as coordenadas que nos orientam ou desorientam - conforme as interpretamos,- no grande mapa da existência...

Anônimo disse...

Olá Fabiano!Que lindas suas palavras!Realmente não existe pessoa ideal. Existe a pessoa certa, com qualidades e defeitos que serão somados às nossas qualidades e defeitos!rs
Todos nós estamos num constante processo de lapidação e, se assim nos encontramos, por que a nossa "metade da laranja" não estaria?!E quem disse que Deus não quer que sejamos a ferramenta que ajuda nessa lapidação?!Mãos à obra!haha
Bjoo Deus abençõe!

Gi Olliotti disse...

Sábias palavras meu amigo. Amei o texto. Parabéns! Vc é um abençoado! Agradeço a Deus por ter te colocado em minha vida pra eu aprender um pouquinho com vc.
Grande abraço