sábado, 9 de agosto de 2008

DIA DOS PAIS

Meu pai se chama “Nadir”. É mulher, linda, e antes de mais nada, é minha mãe. Foi essa mulher quem me ensinou a ser homem. Além do ofício materno, Nadir me ensinou a andar de bicicleta, recuperou as bolinhas de gude que perdi para os amigos. Joga como ninguém. Ensinou-me que “não” é não, e que “pode ser” é quase um “sim”. Minha mãe é guerreira. Era ela quem eu chamava quando tinha medo de apanhar na rua. Foi ela quem pegou a primeira cartinha de amor que escrevi para a Télia, uma colega do primário. Lembro que ela me dizia: “Filho, você vai estudar e fazer uma faculdade! Tem que ser alguém na vida e isso se consegue estudando!”. Eu nem sabia o que era faculdade.
Um dia ela ficou sabendo que eu tava aprendendo violão na Igreja. Não fui eu quem disse isso pra ela. Eu não levava a música a sério. Aí ela chegou com um violão em casa e disse que tinha comprado pra eu aprender. Vive cantando as “modas” comigo.
Quando resolvi cursar jornalismo fui falar com ela. A faculdade era particular e eu precisava saber se teríamos condições de pagar. Achei que ela fosse perguntar o preço, mas a primeira coisa que ela me perguntou foi: “Você quer fazer o curso? Se quiser presta o vestibular que nós damos um jeito!”. Minha mãe deu um jeito. Até hoje ela paga empréstimo no banco. Cumpriu a palavra.
Quando saí de casa as lágrimas que vi nos olhos dela era de quem sabia que um dia todo filho ganha o mundo. É natural que seja assim. Já eu chorava porque me afastava do meu porto seguro, meu sustento, minha base.
Ainda não venci na vida. Falta muito pra isso. Mas ainda assim sigo lutando. Aprendi com ela que sem luta não há êxitos, sem lágrimas não há triunfos, sem caráter não há pessoa.
Sabe aquela frase que diz: “Meu pai é meu herói”? Então... eu fujo à regra. Tenho apenas uma heroína em minha vida!
Amanhã enquanto os filhos estiverem abraçando os josés, os antônios, os paulos da vida... eu estarei no telefone com a Nadir. Direi a ela: “MÃE! FELIZ DIA DOS PAIS!!”

2 comentários:

Anônimo disse...

É meu nego... como a gente aprende nos Acampas e Etapas, mais uma vez se cumpre... rsrs....
"O que sei é que a vida me afeta com seu poder de vivência"... a cada texto aprendo mais com você!
Fica na PAZ velho.

ABRAÇO DO BLACK

ANDRÉ BARROSO - Maringá/PR

tarciso disse...

Na astronomia, nadir é o ponto oposto ao zênite, o ponto mais baixo, a base do sistema. Aquele ponto que virtualmente sustenta tudo. Para que o filho chegue ao apogeu ou o zênite da vida é preciso uma mãe/pai guerreira como a que você tem. Resta dar a ambos os parabéns por serem as pessoas admiráveis que são!