segunda-feira, 13 de abril de 2009

ovo...


E qual o sentido de se comer ovo de chocolate na Páscoa? Não sei ao certo. Sei apenas que há um motivo, uma explicação. Eu poderia, nesse exato momento, dar uma pausa no texto aqui e pesquisar no google algo sobre isso. Certamente a postagem ficaria mais "cult", mais requintada. Mas como aqui não é nenhuma fonte de pesquisa, prefiro falar do que acho sobre o assunto. Leia se quiser.

Pensar no ovo como um prenúncio da vida talvez faça com que a páscoa tenha esse belo sentido metafórico.
Dentro do ovo há vida. Ela ainda não é visível. Mas está lá. E fazer com que a vida saia da casca pronta para se deixar consumir pelo tempo depende da forma como o ovo é aquecido. Exige tempo, dedicação, paciência, zelo. Chegue perto de uma galinha choca e entenderá bem o que é isso. A Páscoa é a fertilidade vindo à tona depois de ter sido "chocada" pelas intempéries da vida. Pelas dores, sofrimentos, tombos, atitudes, e situações que mexem conosco de tal forma que não há outra coisa a fazer a não ser recomeçar.

A imagem do ovo também me traz à mente a atitude do cara que não soube lidar com as amarguras do dia-a-dia e se fechou numa casca, numa redoma. Resolveu preservar a vida. Esqueceu que vida que passa intacta é a contrariedade sem sentido. Vida boa é a que se consome. É aquela que passa o tempo necessário dentro do ovo, mas que reconhece que uma hora é preciso romper com a casca e ganhar o mundo. É a que recomeça depois das decepções, das lágrimas, das expectativas não superadas. É a que ressurge quando todos já a julgavam morta.
Vida boa é a que vive uma páscoa constante. Não se prende a calendário. Mas, unicamente, à vontade de viver e de recomeçar depois das quedas.
Que seja assim pra todos nós!!! Feliz Páscoa!!!

Um comentário:

Unknown disse...

Linda reflexão. Que talento.