terça-feira, 19 de maio de 2009

Passado... presente... futuro...

Perceba que aqueles que se tornam escravos do passado, se apavoram com o futuro e ignoram o presente. Esquecem-se de que o Passado não tem por hábito visitar nossa sala de estar sem que o convidemos. Mas, uma vez acomodado, de lá não sai sem que o retiremos. Nem tudo que já vivemos na vida é bem-vindo na mesa do Agora. Há fatos que tiram o apetite do momento, insistem em chamar a atenção para si. Querem permanecer e reger a história como se ela não precise ir adiante. Nos fazem perder tempo.
É preciso ter consciência de que o Futuro está atrelado ao Agora. Tudo o que eu tenho está no Hoje. Esquecê-lo para ruminar as mágoas vividas e tentar, em vão, antecipar as vindouras é um convite à apatia e uma convocação à depressão. O presente é o único tempo a se conjugar de maneira efetiva na vida.
É uma questão de foco, de maturidade. E dentre outras coisas, a maturidade consiste em saber que mudar o rumo da minha história depende de mim. E que só disponho do hoje para fazer isso.

4 comentários:

tarciso disse...

Fabiano... sinto grande sintonia das nossas idéias a este respeito do hoje, ontem e amanhã. E me lembro que tais termos são relacionados pelo autor da Carta aos Hebreus a Cristo Jesus como aquele que é o Eterno além do tempo - o único que nos liberta integralmente - inclusive das amarras das lembranças do que passou e das ansiedades pelo que ainda virá...

Paula Manjabosco disse...

lindo texto repórter. não sabia desse seu talento com as palavras.

Avulsos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Aline B. disse...

Nossa. Que blog é esse? Parabéns pelas postagens. Vou visitar esse espaço sempre.