sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Absurdo...

Todas as vezes que viajar pra Brasília o prefeito de Umuarama receberá uma diária de 990 reais. O mesmo vale para o vice-prefeito. O projeto foi aprovado na Câmara Municipal em sessão extraordinária. A maioria dos vereadores chegou a conclusão de que 600 reais por dia não era dinheiro suficiente para que os líderes do executivo pudessem arcar com as despesas de hospedagem, alimentação, e transporte na Capital Federal.
- As coisas são muito caras! Principalmente em Brasília - disse a vereadora Maria Roque Simões, do PMDB.

Mas isso não é tudo. O projeto prevê ainda diárias de 750 reais pra viagens feitas à Curitiba, e cidades que ficam a mais de 200 quilômetros de Umuarama. Antes o valor dessas diárias era de 450 reais. O vereador Osni Miguel Santana (PV) que votou contra a medida, considera o aumento um exagero.
- Isso pra mim configura enriquecimento ilícito. Por que estão usando do artifício da diária pra terem aumento de salário - disse o vereador.

Em Maringá o prefeito recebe 480 reais para viagens à Brasília e 380 para capitais de grande porte.
Em Londrina o prefeito não recebe diária para viagens. Ele pode até pedir um adiantamento de despesas. Mas, na volta, tem que prestar contas do que foi gasto com hospedagem, alimentação e transporte. Em Brasília, a diária dos ministros do governo variam entre 450 a 590 reais.
Também pesquisamos o preço da diária em alguns hotéis.
Um apartamento de solteiro com televisão, ar-condicionado e frigobar num hotel 3 estrelas de Brasília custa 170 reais a diária.
Em Curitiba, num hotel 5 estrelas, um apartamento - com sala, quarto, banheiro, cozinha, frigobar, e micro-ondas - pode ser encontrado com diárias à partir de 177 reais.
De acordo com Procuradoria do Município o prefeito de Umuarama não será obrigado a prestar contas de como gastou o dinheiro das diárias, e nem vai precisar devolver aos cofres públicos o que sobrar da viagens. Agora, o que a população não entende é como o prefeito vai conseguir gastar em um dia, mais do que muitos trabalhadores recebem no mês.

Um comentário:

tarciso disse...

Olhar a postura alienada da realidade do povo por parte dos nossos políticos causa um desânimo imenso... É preciso uma nova leva de pessoas probas que se lancem na política feito novos "Hércules" dispostos a quaisquer trabalhos para remover para o lixo da história essa gente que zomba do sofrimento do povo destas terras brasilis...