segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Rua Sem Nome

Jardim monte cristo. Zona leste de londrina. Por ali vivem muitos nordestinos que vieram para o paraná tentar uma vida melhor. Tudo começou com a construção de alguns barracos há mais de quinze anos. Hoje muitos deles já são casas.
O bairro possui muitas coisas que outros não tem e até lutam pra conseguir: rede de água, iluminação, asfalto... Mas o que falta também é essencial no dia-a-dia dos moradores.
Nos postes ou nas casas não há placas que indiquem o nome das ruas. A "nilson gonçalves siqueira" é conhecida como "rua dos pernambucanos". Mas não se trata de uma homenagem aos moradores. É que nem mesmo eles sabem o verdadeiro nome.
- "Seo jurandir, qual o nome da rua onde o senhor mora?", pergunto.
- "Não sei... é um nome tão esquisito que quando a gente precisa comprar alguma coisa tem que anotar num papel", responde jurandir da silva, que tem um bar na vila e adora criar pássaros.

O motorista clébson de souza explica como se localizam dentro do bairro:
- "a gente chama de rua 5, rua 6... e por aí vai".

Ali o correio não chega. dizem que o lugar não está mapeado. são os moradores que têm que se dirigir até as agências. o siate só chega quando alguém orienta a equipe desde a entrada do bairro.

- "conta de água e luz chega certinho. Isso eles não esquecem de entregar, não!", diz Clébson.

Os moradores que fazem compras no comércio no centro da cidade também não podem contar com a entrega em casa.

- " A gente tem que fretar um carro e trazer, por que eles não acham nossa casa. Acham até que a gente tá querendo dar um 'trambique'...", conta jurandir.

Um comentário:

tarciso disse...

Uma bela crônica da vida real...